sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Transtornos Alimentares na Adolescência - Depoimentos das Adolescentes, Gestalt-terapia e Pesquisa




Ultimamente tem havido um crescente movimento de valorização do ter em detrimento do ser. Isso, associado a uma transformação na visão de homem e de mundo, em que a aparência tem uma importância cada vez maior, serve de solo fértil para acentuar ainda mais os transtornos alimentares, extremamente vinculados ao ideal estético supervalorizado nos últimos tempos.
O conhecimento de alguns desses dados teóricos, o aumento da incidência desses transtornos e sua gravidade, associados a experiências pessoais superficiais, despertou-nos o interesse em aprofundar os estudos neste tema. E, o fizemos de uma forma diferente: indo ao encontro de adolescentes com esses transtornos e ouvindo-as, dando voz a elas.
Este livro foi escrito sob duas óticas essenciais: uma dissertação de mestrado em Nutrição, abordando os transtornos alimentares numa perspectiva fenomenológica, e um trabalho de conclusão de curso de especialização em Gestalt-terapia. 
Há também duas intenções evidentes: primeiramente, mostrar a visão dos transtornos alimentares sob os aspectos da ciência, o de adolescentes que passaram por ele e o da Gestalt-terapia. A segunda é apresentar, na prática, o método fenomenológico como metodologia de pesquisa na área da saúde, fazendo uso de um estudo dos transtornos alimentares e, assim, buscando servir de modelo para aqueles que se interessam por essa modalidade de pesquisa.
Descobrir o que são os transtornos alimentares não é uma tarefa muito difícil, uma vez que há inúmeros artigos científicos e vários livros e manuais que os descrevem. Nossa proposta é mostrar como são esses transtornos na visão de quem está passando por eles, bem como apresentar uma possibilidade na Psicologia para trabalhar com elas, e um modelo de pesquisa na área da saúde.


Arlene Leite Nunes é Psicóloga pela Associação Catarinense de Ensino (2002), Especialista em Gestalt-terapia pelo Instituto Gestalten, monografia: Transtornos Alimentares sob a óptica da Gestalt-terapia (2004), Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina, dissertação: Transtornos Alimentares na visão de meninas adolescentes de Florianópolis: uma abordagem fenomenológica (2007). Atendimento clínico de adolescentes, adultos e transtornos da alimentação no Instituto de Endocrinologia de Joinville (IEJE-CAD). Pesquisa na área de transtornos alimentares e participação em Congressos. Palestras sobre transtornos alimentares e obesidade sob a óptica da Gestalt-terapia. Autora do capítulo “Compreendendo transtornos alimentares sob a óptica da Gestalt-terapia” do livro “Transtornos Alimentares: uma visão gestáltica” (2007). Professora na Universidade da Região de Joinville das disciplinas de Psicopatologia, Psicologia Clínica (Gestalt-terapia) e Estágio Curricular Supervisionado (Psicologia Clínica). Atua principalmente nos seguintes temas: transtornos da alimentação, obesidade, cirurgia bariátrica e gestalt-terapia.

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

Em fevereiro de 2012, foi lançado o livro "Relevant Topics in Eating Disorders", que traz o olhar de autores de várias partes do mundo sobre os transtornos alimentares.
Dá para acessar o livro on-line, convido a todos para darem uma olhadinha!

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*


Tem interesse em adquirir essa obra?
Clique aqui: