quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Sistemas de Informação - Fundamentos do Sistema de Informações Gerenciais – SIG

     

     O contexto contemporâneo relativo ao estudo de nível superior aponta para uma quantidade significativa de alunos, porém com deficitária formação dos ensinos fundamental e médio. Muitos discentes estudam à noite e não dispõem de tempo para se dedicarem a tratados acadêmicos. As práticas administrativas são cada vez mais complexas e, frequentemente, disseminam-se em revistas especializadas e outros meios de comunicação midiáticos. Os livros didáticos disponíveis apresentam, em um sem número de casos, textos traduzidos do exterior, com realidades pouco relacionadas às condições brasileiras.
    Assim sendo, esta obra foi produzida para apresentar conteúdos a serem transmitidos de uma maneira diferente, criativa e consistente para transmissão de conhecimentos acerca dos ambientes empresariais relacionados ao mundo das informações e dos negócios. A didática é aprimorada no sentido dos docentes disporem de um grande número de estudos de caso para utilização em sala de aula, de sorte que os textos sejam melhor discutidos e, consequentemente, melhor aprendidos pelos discentes. Desta forma, os docentes podem ampliar o escopo das suas ações, realizando estudos dirigidos de acordo com suas perspectivas particulares.
      O conteúdo da obra adiciona aos alunos uma visão sobre sistemas comunicativos, que formam a base do trânsito das informações. As abordagens são acompanhadas de esquemas e quadros que fazem com que os professores possam explicar as temáticas de maneira mais simples, porém com elevado nível de qualidade. Modernas técnicas de gestão são também incorporadas à obra, principalmente para nortear uma estratégia de gestão das informações centrada na ação grupal.
      Devido à elaborada didática adotada, a obra é facilmente assimilável, sendo desta forma adequada para uma significativa quantidade de cursos, tais como: administração e suas ênfases, hotelaria, turismo, engenharia e cursos de nível tecnológico. O aluno estará apto a compreender, analisar, planejar e implementar sistemas de informações gerenciais. Este é o objetivo master desta obra.




SOBRE OS AUTORES

Vicente Lentini Plantullo 

Pós-Doutor em Administração de Empresas pela FEA/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo); Doutor em Administração de Empresas com ênfase em Logística, Administração da Produção e Recursos Humanos pela EAESP/FGV/SP. Detém MBA pela Stockholm School of Economics na área de International Finance. Possui mestrado em Administração de Empresas pela EAESP/FGV/SP na área de Administração da Produção e Operações Competitivas, além de ser especialista em Administração Contábil-Financeira-Orçamentária, também pela EAESP-FGV-SP. Possui bacharelado em Administração de Empresas tendo habilidades nas áreas de Mercadologia, Finanças, Recursos Humanos, Métodos Quantitativos, Administração Geral, Planejamento Estratégico e Administração da Produção Industrial pela EAESP-FGV-SP. É Advogado militante nas áreas Trabalhista e Cível formado pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie. Especialista em Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional de São Paulo e em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo. Autor de mais de uma dezena de livros com artigos publicados no Enanpad Brasil, além de diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. É Professor dos cursos de graduação em Administração de Empresas e de Tecnologia em Logística, Qualidade e Processos Gerenciais da Universidade Nove de Julho – Uninove de São Paulo. Destarte, é Diretor de cerca de dez Condomínios Residenciais e Comerciais.

Andreas Roberto Hoffmann 

Pós-Doutor pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) (2006); Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999); Doutor em Engenharia da Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2002); Mestre em Administração e Planejamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992); graduado em Administração pelas Faculdades Integradas de Guarulhos (1998); possui Licenciatura nas Ciências Química, Física e Biologia pela Universidade Ibirapuera (1985). Atualmente é Professor Doutor da Universidade Nove de Julho; membro do NED FAPPES (Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior); Coordenador do curso de Administração – FAPPES e Coordenador de Pós-graduação – FAPPES. Tem experiência na área de Administração (Bayer, Volkswagen, Trambusti-Naue do Brasil) com ênfase em Administração da Produção, atuando, principalmente, nas seguintes áreas do ensino: administração, produção, marketing, gestão e produtos.




Tem interesse em adquirir essa obra?
Clique aqui: