segunda-feira, 30 de julho de 2018

Aquífero Guarani: defesa da soberania e sustentabilidade


Aquífero Guarani: defesa da soberania e sustentabilidade
 Ana Maria Jara Botton Faria 
Curitiba: Multideia/Íthala, 2014.
ISBN: 978-85-61868-66-6
ANA MARIA JARA BOTTON FARIA

• PHD-Doctor of Philosophy in Business Administration.

• Mestre em Direito Econômico e Socioambiental.

• Especialista em Gestão Ambiental; em Economia e Negócios Ambientais; em Desenvolvimento Regional; em Gestão de Assuntos Públicos; em Direito Empresarial; em Direito Civil; em Direito Municipal.

• Membro Conselho Municipal de Regularização Fundiária e do Conselho Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente.

• Membro do Corpo Editorial da RNTI – Revista Negócios e Tecnologia da Informação e da Revista Direito GV.

• Pesquisadora na área ambiental Recursos Hídricos e Tributo Ambiental.

• Professora de pós-graduação em Direito Ambiental e Tributário.

• Professora de ensino superior na Faculdade de Educação Superior do Paraná – FESPPR de Direito Civil e Direito Tributário.

• Procuradora Municipal de Pinhais, Paraná.


==================
PREFÁCIO

Quando a professora, e colega de doutorado, Ana Maria Jara me pediu para escrever o prefácio de seu livro – da sua tese de doutorado –, um sentimento de orgulho e honra me tomou conta naquele momento.

Fazemos parte da primeira turma de doutorado, da FCU – Florida Christian University, realizado em Curitiba na FESP – Fundação de Estudos Sociais do Paraná. Passamos pelos mesmos desafios de concluir os módulos de nossos cursos e nos aventuramos no Estado de São Paulo para defender nossas pesquisas na pré-banca em Campo Limpo Paulista.

Quando me atenho ao tema, lembro-me de uma passagem no final dos anos ‘90 onde tive a oportunidade de almoçar com o Ministro da Educação do Japão, em Tókio, e recordo-me claramente de sua afirmação: “As fontes de energia do futuro serão Água e Madeira!”

A educação infantil é fundamental, para o processo de entendimento da importância da água para a vida. Muitas escolas já adotam programas de conscientização aprofundados para educação infantil e fundamental. Outro dia minha filha de apenas cinco aninhos ao escovar os dentes me disse:

— Pai feche e torneira para não acabar a água do planeta!

Causou-me impacto o final da frase “... a água do planeta!”. Como se em determinado momento de nossas vidas passássemos a ter problemas mais significativos e emergenciais, fruto do ritmo de vida acelerado desta geração, e nos esquecêssemos da “simples” importância da ÁGUA, fonte de toda a vida.

A sustentabilidade, apenas como discurso, envelheceu. Na “Década internacional da água, fonte de vida”, os problemas de uso inadequado de nossas fontes, no caso em estudo, compreendendo quatro países requer um estudo aprofundado para uma legislação integrada eficiente, uma regra única, uma cooperação amistosa entre os Países, para que este bem maior esteja à disposição da VIDA das gerações vindouras.

Este estudo aprofundado da Professora Doutora Ana Maria servirá de subsídio e provocação para que se desperte cada vez mais a atenção, dos legisladores e verdadeiros estadistas para a discussão deste importante tema que não trata da soberania dos Países e sim do futuro da espécie humana.



Prof. Carlos Eduardo de Athayde Guimarães, Ph.D.
Presidente da Fundação de Estudos Sociais do Paraná



Adquira direto com a autora.
Contate-nos!