domingo, 28 de abril de 2013

Cinco dicas para leitura on-line eficiente



imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com

leitura on-line é diferente da tradicional, pois exige determinadas habilidades que a leitura em papel muitas vezes descarta. Por exemplo, quando lemos on-line precisamos saber formular as perguntas corretamente, assim encontraremos o conteúdo e artigos mais apropriados para aquilo que buscamos. Também é necessário saber localizar informações confiáveis, avaliar, sintetizar e compartilhar aqueles dados, para que todos se beneficiem com o conteúdo.





Confira a seguir cinco dicas práticas 
para leitura on-line eficiente:


Leitura on-line eficiente:
1. Termos de busca

Se você procura por leituras na internet sobre determinado assunto irá facilitar e aprimorar sua busca utilizando os termos e citações corretos. Ao invés de utilizar frases ou perguntas inteiras, busque por palavras chaves.


Leitura on-line eficiente:
2. Diferenças de domínios de sites

Cada site possui um endereço diferente. Dependendo de sua área de atuação, o site possui diferentes tipos de domínio. Por exemplo, sites que terminam com “gov.br” são de entidades do governo federal; site com terminação “edu.br” são de entidades do ensino superior; “org.br” pertencem a entidades não governamentais sem fins lucrativos.

Leitura on-line eficiente:
3. Informações confiáveis

Principalmente se sua leitura tem fins acadêmicos, é importante que ela esteja baseada em fontes confiáveis de informação. Você deve procurar pelo autor, por suas credencias e, se possível, buscar por referências do autor e artigo em outros sites e livros garantindo a credibilidade de sua busca.

Leitura on-line eficiente:
4. Propagandas

Muitos conteúdos on-line são propagandas em formatos diferenciados. Faça a leitura crítica daquilo que está sendo apresentado e conteste com informações de outros locais para validá-lo.

Leitura on-line eficiente:
5. Compartilhe

Uma das características mais valiosas da internet é sua capacidade de expandir o conhecimento. Da mesma forma como você pode aproveitar os conteúdos on-line porque alguém os colocou lá, é importante compartilhar com outras pessoas para que elas também tenham acesso àquilo que você achou.




Veja também:


23/07/2012